sábado, 21 de agosto de 2010

A lua está encolhendo, como uma maçã enrugando


Apple

A lua é uma característica permanente em nossos céus, mas é tão imutável quanto parece?
Os cientistas consideram somente o satélite natural da Terra para ser um ambiente novo, um livro aberto ", onde a história do sistema solar está escrito. Mas de acordo com novas observações pela NASA's Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), há mais de crateras de impacto apenas - nascido a partir do início do nosso dia violento desenvolvimento do sistema star - escrita na paisagem lunar.
Relatado em um novo papel definido para publicação em 20 de agosto a nova edição da revista Sciencepreviamente indetectado relevo, tem sido manchado por LRO câmera de alta resolução. Estes relevos são conhecidos como "escarpas" e foram inicialmente identificados em fotografias tiradas pela Apollo 15, 16 e 17 missões.
No entanto, o lobate escarpas visto nestas missões início parecia ser agrupado em torno das regiões equatoriais.Agora, observações de alta resolução feitas pela LRO revelaram mais 14 escarpas previamente desconhecido, significando que eles podem ser encontrados por toda a superfície da lua.
escarpas são levantadas características de aproximadamente 9 metros de altura por vários quilómetros de comprimento que formam ao longo de falhas de empurrão. Na Terra, falhas de empurrão são óbvias como velhos rock é obrigado a levantar e dobre mais jovens de rock - este é causada pela compressão. Para um corpo activo geologicamente como a Terra, isto é comum, mas a lua não é geologicamente activa. O que está criando essa pressão?
Scarp-lunar
"Relativamente jovem, falhas de empurrão globalmente distribuídos recentes mostram contração da lua inteira, provavelmente devido ao arrefecimento do interior lunar. A quantidade de [contração do centro da lua lunar] superfície é estimada em cerca de 100 metros no recente passado ", disse Thomas Watters, do Centro de Estudos da Terra e Planetárias no Museu Nacional de Aeronáutica e Espaço e autor do papel.
David Morrison, cientista sênior do Instituto de Ciência Lunar da NASA e do "NASAastrobiólogo Pergunte a umespecialista "que não estava envolvido com esta pesquisa, comparando o processo para as rugas que se formam em uma maçã velha como ele desidrata e encolhe. "Você está tentando encaixar o [crosta da lua] em torno de um menor interior, ea única maneira que pode acontecer é se estes constituem escarpas," Morrison disse Discovery News.
"No sistema da Terra, onde você tem as placas tectônicas, você tem tantos novos vazios criados como montanhas empurradas para cima", acrescentou, ressaltando que não há provas sobre a superfície lunar para esses "vazios" - ou regiões onde a crosta lunar foi puxado para além de equilibrar as regiões de compressão causando o escarpas. A lua tem apenas regiões de compressão, enrugamento da superfície. A conclusão lógica é, portanto, que o núcleo da lua encolheu ea crosta minado sob a compressão resultante.
Outro fato interessante sobre estes recém-descobertos escarpas é a sua jovem idade aparente. Junto a falhas de empurrão, algumas pequenas crateras de impacto ter sido substituído por escarpas (foto acima), dando uma idéia de que as escarpas são deve ter se formado depois de alguns impactos lunares antiga.
Lobate-scarp
Embora este seja fascinante, a lua não é a única entidade celestial a mostrar sinais de retração.
"Desde o primeiro Mariner 10 sobrevôo do planeta Mercúrio, uma das coisas que caracterizam a superfície é a falhas lobate mesmo impulso também atribuída ao encolhimento", disse Morrison.
"Até agora, Mercúrio era o único lugar que temos visto isso com o encolhimento da crosta de vários quilómetros. Agora parece que está acontecendo em nosso próprio quintal também."
Imagens (de cima): A maçã amassada (iStockPhoto), a observação escarpa LRO mais crateras substituído e uma visão oblíqua de um impulso lobate do LRO (NASA / GSFC / Arizona State University).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar|Search