quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Descoberta de estrela magnética colossal desafia a teoria dos buracos negros


Estrela que deu origem ao astro magnético teria 40 vezes a massa do Sol

Magnetar
Concepção artística de uma estrela de nêutrons magnética, ou magnetar, com as linhas representando o campo magnético (ESO)
Estrelas com massa 25 vezes maior que o Sol deveriam se tornar buracos negros. Esta contrariou a teoria e formou uma estrela de nêutrons
Astrônomos encontraram uma estrela de nêutrons com um campo magnético bilhões de vezes maior do que a Terra. É tão grande que, de acordo com os especialistas, a estrela que deu origem ao astro magnético teria 40 vezes a massa do Sol. Se isso for verdade, as teorias do buraco negro e do nascimento de estrelas terão que ser reavaliadas. A magnetar — um tipo específico de estrela de nêutrons que emite campo magnético — encontrada pelos cientistas está a 16.000 anos-luz da Terra em uma região chamada Westerlund 1, um dos maiores aglomerados de estrelas gigantes de Via Láctea.
 
A teoria mais aceita diz que estrelas com massa 25 vezes maior que a do Sol formariam buracos negros, e não estrelas de nêutrons. Nesse caso, a estrela que deu origem à magnetar deveria ter se tornado um buraco negro porque ela era grande demais. A explicação, segundo os autores do artigo publicado no periódico Astronomy and Astrophysics, é que a estrela mãe foi "rebaixada" a uma massa menor, permitindo que ela se tornasse uma estrela de nêutrons. Isso aconteceu porque, segundo os astrônomos, a estrela que deu origem à magnetar nasceu com uma companheira.
 
À medida que as duas estrelas evoluíam, elas começaram a interagir, e a companheira começou a roubar massa da estrela que originou o astro magnético encontrado pelos cientistas. Depois de muito tempo, a progenitora explodiu transformando-se em uma supernova. A ligação entre as duas estrelas foi rompida com a explosão e ambas foram ejetadas do aglomerado onde estavam, deixando apenas resquícios brilhantes — as magnetares.
 
Se isso tiver realmente acontecido, esse sistema binário pode ter um papel fundamental na evolução de estrelas e formação de buracos negros, de acordo com os autores do artigo. O sistema pode ser a "dieta cósmica suprema" para estrelas pesadas, diminuindo mais de 95% de sua massa, disseram os especialistas.
 
Nascimento - Uma estrela de nêutrons nasce quando uma estrela que possui entre 10 e 25 vezes a massa do Sol esgota sua energia nuclear e passa por uma explosão gigantesca, chamada supernova. Instantes antes dessa explosão, a região central da estrela se contrai com a gravidade, fazendo com que prótons e elétrons se combinem para formar nêutrons, daí o nome "estrela de nêutrons"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar|Search